Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

10
Out16

À conversa com... Catarina Mendes Silva

Para esta semana reservei uma vez mais, uma Senhora, tenho de na próxima vez conversar com um "Senhor"... Esta pessoa, esta amiga tão especial, é para mim uma inspiração por ser uma das pessoas mais bem dispostas, otimistas, contagiantes e que tem quatro filhos... Sim, é isso, são 4 filhos! Ser Mãe sempre foi um projeto dela, e apenas com a forma natural dela de descomplicar a vida ela consegue, e sem qualquer esforço, ser exemplo para tantas pessoas. Para mim é, certamente! A vida muda completamente quando temos um filho, mas também muda por outras razões, o truque é deixar que seja natural e como muitas vezes eu digo "Os filhos vieram depois", e a nossa vida não acaba só porque eles "chegaram". Tudo muda, mas a mudança é sinal de crescimento, de maturidade e de muita coisa nova.

Esta semana convidei a Catarina Mendes Silva, minha ex-colega do banco e minha grande amiga de conversas, partilha, encontros, e confidências. Muita praia, muitos passeios em família, muitos encontros em que a criançada adora estar e faz por estar bem. Com uma filha na pré-adolescência ela é para mim um livro vivo de como lidar com esta idade desafiante.

A vida são dois dias e a Catarina aproveita sem dúvida alguma, com gratidão, com amor e com muita energia contagiante aquela que tem.

Catarina.jpeg

Aqui fica o "À conversa com..." desta semana. Espero que gostem!

Catarina, bem-vinda a este espaço e obrigada por me dares esta oportunidade de poder partilhar uma "pequena-grande" parte de ti e que certamente irá inspirar muitas pessoas.

 

És no meu círculo de amigos próximo a amiga com mais filhos. São 4. Queres partilhar as idades e que idade tinhas tu quando foste mãe?

Catarina: Eu fui mãe com 26 anos. Hoje a minha filha mais velha tem 12 anos, e as duas seguintes 10 e 7 respetivamente. O benjamim tem quase 5. Sempre quis ser mãe nova e até pensei que fosse tê-los todos antes dos 30, mas não foi bem assim. Hoje a caminho dos 40 sinto-me super realizada e tenho uma ótima relação com todos eles sendo que estou a começar agora uma fase mesmo muito desafiante, com a mais velha a entrar na adolescência. Mas é bom ser nova e lembrar-me bem como eram as coisas na idade dela. Sei que não vamos ser as melhores amigas, mas ela sabe que tem sempre alguém com quem contar e confiar. Eu quero deixá-la bater com a cabeça na parede, mas vou lá estar quando for preciso com uma almofada para que a cabeça não parta.


És uma mulher inspiradora, muito feminina e sempre sorridente. Qual é o teu segredo? 
Catarina: Sorrir é uma das minhas marcas (LoL), mas a verdade é que na maior parte das vezes não consigo estar chateada ou mal humorada. Acho que esse talvez seja o segredo. O trabalho que dá ficar “de trombas” e depois ter que voltar a ficar bem-disposta, mais vale andar para a frente, sorrir e ver as coisas pela positiva.


Energia e boa disposição não te falta. A frase "depois de ter sido mãe nunca mais consegui fazer nenhum dos meus programas" não te encaixa pois não?!  Existe alguma fórmula mágica? 
Catarina: Não, não se encaixa mesmo. A minha fórmula mágica foi sempre simplificar as coisas. Claro que depois de se ter filhos a vida muda, e cada uma das fases deles tem diferentes desafios. Mas não precisamos de deixar de sermos nós, perdermos o nosso nome e passarmos a ser apenas a “mãe” como nos tratam na escola. Sempre habituei os meus filhos desde que nasceram a irem para todo o lado, estar com barulho, com outras pessoas, comerem de tudo e isso ajudou muito. Depois à medida que vamos ficando mais maduros e eles crescem as coisas simplificam-se. Um exemplo que dou sempre é as malas para uma viagem. Nas nossas primeiras férias o carro ia cheinho e naquele momento pensei que não ia conseguir ir de férias quando aumentasse a família. Hoje vamos os 6 de férias 3 semanas no Verão e sobra muito espaço.

Quanto aos meus programas, acho que há sempre tempo para tudo, para a família, para o trabalho, para fazer as minhas coisas (ir ao ginásio, ir ás compras ou jantar com as amigas), só é preciso definir claramente as prioridades e muita organização. Claro que também tenho apoio familiar e um super marido, que ajuda em tudo isso.


Levas a tua carreira profissional muito a sério, e és das pessoas com que mais gostei de trabalhar pelo teu otimismo, pragmatismo e talento. Se não fosses gestora de produto o que serias? 
Catarina: Se não fosse gestora seria médica sem dúvida. Acho que ainda hoje penso como teria sido o meu caminho se tivesse escolhido essa profissão. Acredito que o otimismo e o pragmatismo estariam lá também, mas gostava de ter uma profissão que fosse mais para dar aos outros. Talento para tal? Nunca saberei :). Levo a minha carreira a sério, mas para mim o mais importante é gostarmos do que fazemos e sentirmo-nos bem com a equipa com quem trabalhamos.


Deus está muito presente na tua vida. És uma mulher de fé? Acreditas que podemos mudar o mundo? 
Catarina: Sim Deus está e sempre esteve muito presente na minha vida, com alguns altos e baixos no meu caminho de fé, mas é uma força muito importante para mim. Hoje estou especialmente inspirada na história da Madre Teresa de Calcutá que foi sem dúvida alguém que ajudou a mudar o mundo. Fui este fim de semana ver o musical “Calcutá” encenado pela Matilde Trocado (aconselho vivamente a conhecerem melhor a história desta Santa, apesar de já estar nas sessões finais podem consultar em https://pt-pt.facebook.com/musicalcalcuta/), e vou citar uma das suas muitas mensagens “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”. Eu acho que todos podemos mudar o mundo se todos os dias dermos um bocadinho de amor, por muito pequeno que seja, ele vai com toda a certeza contribuir para essa mudança.


O papel da família no século XXI ainda é o que era? Ou a vida acelerada, as rotinas, e o centralismo no "Eu" altera a forma como a família entra na nossa vida? 
Catarina: O papel da família no seculo XXI não pode ser comparado ao que era no passado porque o próprio mundo, a sociedade evoluiu, e muito. Mas que ele continua a ser muito importante continua, deve é adaptar-se a todas essas mudanças. Devemos ter sempre em mente as nossas prioridades e a família é uma delas. Há tempo para nós mesmos, há tempo para o trabalho e há tempo para a nossa carreira profissional e também o há para a família e amigos. Só não podemos deixar que uns anulem os outros. Acho que é isso que está a acontecer, e cada um é responsável para que não deixe que isso aconteça. A minha dica é, de vez em quando parem, revejam as prioridades, os tempos, e definam novamente os objetivos, tendo em conta o que é realmente importante na vossa vida e no mundo.   


Deixa uma mensagem no blog para quem esteja a ler esta conversa fique com um mimo teu. 
Catarina:
Sorriam sempre, e sejam felizes!

Quero também dar-te os Parabéns minha querida amiga por este novo projeto e desejar-te o maior sucesso do mundo. Obrigada pelo convite e que continues a ser também uma inspiração para mim. 

 

 

 

6 comentários

Comentar post