À conversa com...FAT TUNA
Quem me conhece sabe que uma das coisas que mais feliz me faz é ajudar os amigos, poder apoiar os seus projetos e quem sabe consumir os seus produtos. Esta é a conversa que assenta nesse princípio básico de vida, pelo menos da minha. Mais sentido faz quando falamos de alimentação tão preciosa que é. Quem eu trouxe hoje até ao "À conversa com..." é um muito querido, bastante próximo e quem eu conheço já há muito tempo amigo. Ele, um dos sócios da FAT TUNA é um guerreiro, daqueles que vai à luta, com muitos ofícios e com uma certeza na vida que é viver bem. Este desafio, aquele que agora abraçou, e pelo que já vi cai-lhe que nem uma luva. Depois de muitos anos a viver no Algarve, migrou até Lisboa para um nova fase de vida, nesta sua nova etapa decidiu arrancar com a comercialização de peixe dos Açores com o suporte do "açoriano de serviço", o seu sócio - Afonso.
Hoje apresento-vos o João Melo, um dos sócios da marca FAT TUNA que me deu a honra de vir aqui contar todos os detalhes e partilhar convosco como podemos consumir peixe fresco dos Açores. Lá em casa já encomendámos e comemos duas garoupas; confesso que foi um petisco daqueles. Os 3D´s adoraram e os Pais deliraram com a frescura, sabor e o requinte que é comer um bom peixe assado. Agora já não há desculpas para comer bom peixe, seja por dar trabalho, não ser acessível, não saber escolher ou cozinhar. A FAT TUNA existe para nos ajudar a consumir mais peixe, a ingerir mais omega 3 que é vital para a nossa saúde e também podermos variar a nossa alimentação ingerindo diversos tipos de proteína.
Olá João, bem-vindo ao Inês3D e obrigada por esta oportunidade.
Primeiro e para começar peço-te que expliques, para quem ainda não sabe, o que é a FAT TUNA.
A FAT TUNA é uma empresa de comércio de peixe dos Açores, trabalhamos de uma forma diferente e única. Garantimos uma frescura máxima do pescado, devido à técnica utilizada a bordo das embarcações de pesca.
Comercializamos peixe fresco e peixe ultracongelado. A ultracongelação é efetuada num túnel a -45º.
Devido à técnica de captura utilizada, o resultado final da qualidade do peixe ultracongelado, é muito superior ao apresentado com a congelação normal. Após uma correta descongelação o nosso peixe apresenta uma qualidade muito aproximada do peixe fresco. Aplicamos esta técnica em todos os peixes do mar dos Açores. Os nossos colaboradores recebem formação de corte, para que possamos entregar o pescado com o corte pretendido.
Porquê peixe dos Açores?
Um dos sócios, o Afonso Van Uden, nasceu nos Açores embora tenha vivido no continente durante alguns anos, a família teve a primeira empresa de pesca desportiva. Sempre gostou do mar e das pescas, eu próprio tenho raizes açoreanas - o meu avô nasceu lá - isso aliado ao orgulho de ser Açoreano e mostrar o que de melhor existe fez-nos pesquisar quais as técnicas que podíamos fazer com que conseguíssemos trazer um produto tão bom para o continente e também para outros países.
Fomos a uma fábrica em Boston ver como se processava todo este processo, e investigámos muito sobre as técnicas japonesas que são usadas à muitos anos.
Isto tudo aliado à força de vontade e a bastante trabalho fez com que nascesse a FAT TUNA!
Os nossos clientes podem estar num restaurante ou até mesmo sentados à mesa em suas casas a degustar um peixe que foi apanhado no dia anterior.
Qual é a história do peixe que vem dos Açores até à minha mesa?
Após a captura, ainda na embarcação, o pescado é de imediato sujeito, pelos nossos homens, a uma prática japonesa de sangramento, destruição do seu sistema nervoso central e acondicionamento em caixas próprias com água do mar e gelo. Depois ao chegar à nossa fábrica é preparado consoante a encomenda do cliente, inteiro, filetes, barriga, tártaro, é também embalado em vácuo e segue para o aeroporto onde no próprio dia voa com destino a Lisboa (temos outros destinos para breve), depois no dia seguinte de manhã o peixe é recolhido no aeroporto e é entregue nos locais de encomenda.
O que vem à rede é peixe ou a FAT TUNA tem critérios de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente?
A Fat Tuna apenas trabalha com embarcações de pesca tradicional, defendemos e promovemos a pesca sustentável, todo o nosso peixe é pescado à linha de anzol, o peixe tem de estar vivo quando chega a bordo da embarcação para que possamos aplicar a técnica, desta forma o peixe não morre por asfixia nem contamina a carne com a produção de ácido láctico. Todo o nosso peixe é tratado um a um.
Como se pode saber qual o peixe que há? É à semana? E como encomendar o peixe?
Todas as semana tentamos prever o Peixe que iremos capturar, os nossos clientes recebem por e-mail ou sms a informação do peixe fresco que nessa semana há maior probabilidade de ser capturado. É também enviada a informação dos peixes ultracongelados que temos em stock. Basta o cliente dizer onde, como e a que horas o quer receber - Fattuna@fattuna.com
Quais os restaurantes em que já se pode desfrutar dum bom peixe à moda FAT TUNA?
Estamos já a fornecer alguns dos principais restaurantes de sushi de Lisboa e Cascais, alguns hotéis de 5 estrelas, assim como restaurantes de peixe fresco também em Lisboa e Cascais, a ideia é alargar para o país todo, mas estamos a arrancar e por isso temos que crescer com calma e consistência. Fomos também recentemente abordados por uma cadeia de supermercados biológicos que querem comercializar o nosso produto.
O peixe que encomendo vem já pronto a comer ou é necessária alguma intervenção da parte do cliente?
O cliente pode escolher como quer recebe o peixe, fresco ou ultracongelado, em filetes ou inteiro. Os nossos homens recebem formação para corresponder ao desejo do cliente.
Se for peixe ultra congelado deve ser descongelado lentamente no frigorífico, (normalmente de um dia para o outro), é só abrir a embalagem onde o peixe vem acondicionado em vácuo e cozinhá-lo como desejarem. Recomendamos peixe ao Sal para os peixes que são comprados inteiros, pois é a maneira que conserva o melhor sabor do peixe.
Deixa uma mensagem aos leitores do blog Inês3D.
Provem o nosso peixe, enquadra-se totalmente na filosofia do teu blog e consequentemente dos leitores que te seguem.
A nossa ideia foi desde o início trazer dos Açores um produto que é tão rico, saudável, natural e saboroso.
Obrigada amigo pela conversa: desejo-vos toda a sorte, sucesso e muita saúde para o projeto FAT TUNA. Espero ver em breve o vosso peixe em mais locais de venda, mas eu para mim prefiro sempre a entrega personalizada!!!