Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

06
Abr17

À conversa com... Inês & Nuno

 

 

O à conversa que partilho hoje convosco é com uma dupla de pessoas boas, daquele tipo de pessoas que nos dá um enorme conforto conhecer e somos sempre recebidos com um sorriso e um abraço. Existe lá coisa melhor na vida?!

Hoje apresento-vos a Inês e o Nuno, um casal que tenho o prazer de conhecer já há algum tempo, mas que não vejo muitas vezes. Aliás já não os via há muito tempo, desde o nosso reencontro, que surgiu para apresentar os filhos, passar uma tarde a conversar e onde imensas ideias surgiram não fossemos nós pessoas criativas e que gostam de ajudar os outros e de praticar e partilhar o bem no mundo que vivemos.

Já sabia do mais recente projeto da Inês e do Nuno mas não conhecia pessoalmente e ficou agendada desde logo uma consulta de Osteopatia no Centro do qual eles são os mentores e donos. O local chama-se Centro de Osteopatia & Yoga e lá eles fazem magia. Tenho um imenso orgulho no projeto deles, na forma como se dedicam de corpo e alma a este "filho" sem descurar a princesa lá de casa, como juntos planeiam, gerem e ajudam as pessoas a curar as suas "dores". Eu já lá fui e Amei. Só me falta o Yoga com o Nuno, mas já ficou combinado que será para breve.

Hoje no "À Conversa com..." apresento-vos os queridos e genuínos Inês e Nuno. Leiam e saibam mais como a palavra "equílibrio" ganha um novo sentido.

ines-nuno.jpg

 

Olá, meus queridos vamos começar a nossa conversa?

Contem-me como surgiu a ideia de criar, desenvolver e abrir um Centro de Osteopatia & Yoga? 

Inês – Na verdade esta ideia surgiu muito naturalmente porque antes de termos este espaço aberto ao público já existia o meu gabinete aonde dava consultas de Osteopatia privadas e o Nuno já tinha uma sala aonde dava as suas aulas. Felizmente as coisas correram bem e o aumento de trabalho justificou a procura de um espaço maior para ambos. O yoga e a Osteopatia são duas formas de cuidar do corpo e do bem estar físico e emocional das pessoas e, por isso, fez todo o sentido juntar os dois conceitos. Foi assim que surgiu este projecto.

ines_2.jpg

 

Inês, O que é que faz um Osteopata? é diferente de um Quiroprata? em quê?

A Osteopatia é um Sistema de diagnóstico e terapêutica que tem como objectivo restabelecer o equilíbrio e a saúde do corpo humano. Enquanto osteopata eu trato sobretudo patologia de coluna, patologia do sistema musculo-esquelético que envolve todas as articulações do corpo e alguns problemas de causa orgânica, como por exemplo, lombalgias que são causadas por um problema de útero. O Osteopata pode ajudar em vários problemas tais como, cefaleias, tonturas, desconforto digestivo, problemas ginecológicos, etc.

Não vos sei dizer na totalidade qual a diferença entre a Osteopatia e a Quiropatia, sei que ambas surgiram no Estados Unidos e os Quiropratas focam-se sobretudo na coluna vertebral. Eu, enquanto Fisioterapeuta, tive contacto com a Osteopatia e foi o caminho que me fez sentido seguir.

 

Inês, Sei que tens uma especialidade em Osteopatia Pediátrica e que na maioria das vezes há problemas que se forem detectados ainda em bebé podem ser solucionados antes de serem um problema. Podes dar-me exemplos de situações que tenhas tido de lidar e em que foste a “feiticeira” de serviço?

 

Sem dúvida que a pediatria é uma grande paixão e é a área na qual estou a investir mais actualmente.

Cada vez mais as mães portuguesas procuram um Osteopata pediátrico para ajudar os seus bebés, mas para teres uma ideia, em França, existem maternidades aonde o bebé é visto logo pelo Osteopata quando nasce. Esta medida pode ajudar a prevenir alguns problemas nos primeiros meses de vida.

O Osteopata ajuda a restabelecer o equilíbrio do recém-nascido, através  da libertação de tensões devolvendo a hamonia de movimentos a todo o corpo do bebé. Quando este é sujeito a pressões excessivas tanto na vida intra-uterina como no momento do parto, podem ocorrer lesões osteopáticas, que correspondem à perda da função correcta da estrutura e manifestam-se sintomas como torcicolos, assimetrias do crânio, obstipação, cólicas, refluxo, choro e muita irritabilidade.

Quando o sintoma tem como causa um problema mecânico o tratamento osteopático costuma ser muito rápido e quase milagragoso.

Lembro-me de uma bebé que veio ter comigo com um mês de vida, aqueles pais estavam desesperados porque ela chorava constantemente e quando olhei para ela percebi que tinha um torcicolo e já uma plagiocefalia (assimetria da cabeça) e claramente estava em sofrimento. Com a primeira sessão aquela bebé mudou de comportamento, o pai relatou que o olhar dela estava diferente quando chegaram a casa. Claro que teve necessidade de mais tratamentos para corrigir a assimetria mas melhorou de imediato em relação ao choro.

Outro exemplo de sucesso foi de uma bebé com 5 meses que não conseguia fazer cocó sozinha e após a primeira consulta os intestinos dela normalizaram.

Como é óbvio, nem sempre a melhoria dos bebés e crianças  é tão imediata, mas cada vez mais vejo os benefícios da consulta de osteopatia nesta faixa etária.

 

ines.jpg

 

Ashtanga - é uma espécie de Yoga? é uma posição? explica-nos o que é, Nuno?

 

O Ashtanga Yoga é uma prática dinâmica que combina respiração, ritmo e foco, que nos compele e catapulta para estados interiores de consciência e compreensão. “Astau” significa “oito” e “Anga” significa “ramificações”, Ashtanga são simplesmente as 8 ramificações do Yoga, que se encontram em todas as vertentes e sistemas de Yoga conhecidos hoje em dia:

- Yama, a disciplina ética; Niyama que são as regras de conduta individual, Asanas ou posturas físicas, Pranayama que é o control da energia vital através do respiração, Pratyahara ou abstração dos órgãos dos sentidos, Dharana que é a concentração plena, Dhyana que é a meditação e Samadhi que é o estado “final”, a libertação ou consciência plena.

O Ashtanga foi introduzido ao Ocidente por Sri K. Pattabhi Jois e continua sob a direção do seu neto, Sharath Jois. É acima de tudo, uma prática que nos ensina responsabilidade, equanimidade, que nos mostra que não existem atalhos e que se pode tornar um agente de mudança para a nossa vida!

nuno.jpg

 

Que outras terapias existem no centro de Osteopatia e Yoga? podem explicar quais são, as que recomendam e em que situações?

 

Temos a Medicina Chinesa e acupuntura, que eu gosto de recomendar para o tipo de patologias orgânicas e sistémicas como as doenças auto-imunes ou para o equilíbrio do sistema nervosa, perda de peso, problemas de fertilidade, etc.

Temos também pilates que acho bastante bom para quem precisa de corrigir mais a sua postura.

 

Medicina Quântica - foi sem dúvida uma alegre surpresa na minha consulta - é algo que te ajuda a criar um diagnóstico ou para que serve?

 

Inês - O aparelho com o qual trabalho é de bioressonância que foi desenvolvido na permissa da terapia quântica em que tudo é energia. Este aparelho mede as frequências energéticas de todas as células e orgãos do corpo humano e através do seu estado de quilíbrio permite fazer uma avaliação do estado de saúde da pessoa. Utilizo como complento ao meu trabalho e sobretudo para perceber o estado de saúde geral do meu paciente. É uma tecnologia que trata, através do equilíbrio da frequência energética, e diagnostica. Para mim, a sua maior valência é ser uma excelente ferramenta de prevenção da doença.

 

Vocês são adeptos da prevenção, quais as vossas recomendações para evitarmos ter problemas sérios de saúde na nossa vida.

 

Um estilo de vida equilibrado, entre horas de sono necessárias, prática de exercício físico (o yoga é uma excelente opção), alimentação adequada, boas relações familiares e de amizade, e muito amor por si e pelo outro.

 

Vão haver novidades para breve no centro, querem partilhar quais são?

 

Vamos arrancar com uma sala de treino/exercício físico com aulas acompanhadas sempre por um PT aonde as pessoas poderão realizar exercício de forma equilibrada e saudável em registo de cross training.

Eu, Inês, pretendo que a minha actividade, assim como, outras no centro sejam cada vez mais direccionadas para as crianças. Teremos novidades em breve de certeza.

 

Deixem uma mensagem aos Leitores da Inês3D.

 

O estilo de vida que a Inês 3D vos inspira é sem dúvida uma forma maravilhosa para se sentirem mais saudáveis e felizes. Esse também é o nosso lema. Vivam cada dia dos vossos dias da melhor maneira que sabem e nós estamos todos cá para ajudar. =)

 

Obrigada meus queridos amigos e juntos continuamos nesta caminhada de querer fazer deste mundo um lugar maravilhoso para as nossas crianças crescerem e tornarem-se adultos conscientes, boas pessoas e acima de tudo muito felizes e cheios de saúde.

 

14191973_626619110847058_5555317096182353075_n.png

 

http://centrodeosteopatiaeyoga.com

Av. S. Miguel 296 - Loja H
2775-750 Carcavelos

E: info@centrodeosteopatiaeyoga.com
P: +351 965 456 373 | +351 918 367 265

3 comentários

Comentar post