Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

21
Abr17

À Conversa com... o Pedro do Monte Selvagem

IMG_0320.JPG

Nas férias da Páscoa havia que entreter os miúdos e graúdos e escolhemos ir até ao "Monte Selvagem", um parque situado no Alto Alentejo. Para uns, foi regressar a um sítio onde já tínhamos sido muito felizes, em 2010, e ao qual queríamos muito regressar.

Combinámos com Primos e Amigos e fomos um grupo animado, divertido e entusiasmado até Lavre. Esta localidade foi a primeira paragem, pois optámos por almoçar primeiro e depois ir para o Monte. O restaurante escolhido foi o "Maçã", com comida regional, situado no centro da localização e bastante procurado. É preciso reservar! 

Findo o almoço, do qual destaco um polvo à lagareiro e umas migas de espargos, fomos até o parque. A criançada já não aguentava mais a ansiedade. Estava prometido verem crocodilos, lémures, avestruzes, camelos e para o final ir saltar no trampolim gigante que está no parque.

O Monte Selvagem é um espaço dedicado à preservação e conservação das espécies animais mas também com mensagens e convites a atividades dentro do espaço focados na preservação pelo ambiente. 

Durante a visita, fomos sempre supreendidos pela presença de um colaborador do Monte Selvagem, o qual apelidámos de "One Man Show", pois ele estava em todo o lado. A conversa de hoje é com ele, o "One Man Show", que se chama Pedro e trabalha no Monte.

 

Olá Pedro, muito bem-vindo a esta conversa e obrigada por conseguir ter tempo para responder a estas perguntas. 

 

Vamos começar?

Em primeiro lugar, acho importante contar o que é o Monte Selvagem? E qual a história do Monte selvagem?

Em Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, o Monte Selvagem é um parque alentejano, com cerca de 20 hectares, que combina na perfeição uma reserva animal (para admirar), um parque de lazer (para explorar) e um projecto de educação ambiental (para descobrir)! 

Aloja 70 espécies de animais, num total de cerca de 300 animais, nenhum proveniente do seu habitat natural, mas conduzidos para o Monte Selvagem por necessitarem de habitats alternativos, adequados às suas condições, características e ao seu bem-estar.

Inaugurado a 8 de Maio de 2004, nasceu da ideia dos seus sócios de criarem um espaço de respeito pelo ambiente e de protecção da vida animal, complementar à agricultura, com formas de diversão diferentes das habituais, que conectassem as populações com o meio natural.

É um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e protecção da Natureza! Um projecto privado, fruto do sonho e do trabalho de uma família audaz e de uma equipa muito dedicada, que procuram construir e gerir o parque, sob princípios de coerência ambiental e de sustentabilidade! É um exemplo na redução do consumo de matérias-primas novas, pois recicla todo um vasto tipo de materiais e aproveita todo o tipo de resíduos da floresta onde está inserido, na concepção das suas estruturas!

Screenshot 2017-04-18 16.39.54.png

 

Como foste parar ao Monte Selvagem?

Eu sempre tive uma paixão enorme pelos animais! Um dia, soube pelo jornal local que ia abrir uma Reserva Animal (Monte Selvagem) e não perdi a oportunidade de me candidatar a um posto como tratador de animais! Sinto que juntei o útil ao agradável! Sou um privilegiado em fazer parte deste projeto desde o início, e já lá vão 13 anos desde que comecei aqui a trabalhar!

IMG_3135.JPG

 

Qual a tua formação académica?

Tenho o 12º ano de escolaridade e, durante estes anos em que colaboro com o Monte Selvagem, tenho feito algumas formações específicas na área dos cuidados com animais, que me têm permitido evoluir como tratador. Não posso deixar de referir uma pessoa, que infelizmente já não está presente entre nós, o Sr. Pedro Santos, um dos fundadores do Monte Selvagem, com um conhecimento inesgotável sobre animais selvagens, que foi muito importante para o meu desenvolvimento, na medida em que me transmitiu muito do seu conhecimento! A sua tamanha sabedoria fez-me crescer imenso como pessoa e como tratador!

Screenshot 2017-04-18 16.41.45.png

 

Qual é o teu trabalho no Monte Selvagem?

O meu trabalho aqui no Monte Selvagem, a maior parte do tempo, é de tratador, onde procuro diariamente garantir o bem-estar dos animais a meu cargo! Mas faço também receções a grupos escolares, sou também guia dos passeios de trator pela área do Parque Grande, onde coabitam várias espécies de aves corredoras e de grandes mamíferos. Mas como tratador é que me sinto mais realizado!

Screenshot 2017-04-18 16.44.53.png

 

Conversas mais com os "bichos" do que com os teus amigos?

(risos) Posso dizer que é quase 50/50 ahahah. A maior parte deles são meus confidentes! Ao contrário do que muitas pessoas pensam que não têm sentimentos, os animais têm mais sentimentos do que muitas pessoas!

Screenshot 2017-04-18 16.43.53.png

 

Qual o programa ideal para ir passear até Lavre? Tens alguma sugestão que queiras dar aos leitores?

O programa ideal é visitarem o Monte Selvagem, claro! É um espaço super agradável onde se pode estar em plena harmonia com os animais e com a Natureza! Um espaço visitado tanto a pé como de trator, com muitos animais domésticos e selvagens e vários equipamentos de diversão, tais como: o trampolim gigante, as casas nas árvores, os jogos de água e da nossa novidade deste ano: o maior baloiço de Portugal! 

Mas claro, também recomendo visitarem a vila de Lavre, uma vila lindíssima, com uma população bastante jovem e muito acolhedora, com uma gastronomia óptima! E também, claro, a cidade de Montemor-o-Novo, uma cidade com muita história!

 

Conta-nos um pouco sobre os animais que habitam no Monte Selvagem. Alguma história que te faça esboçar “aquele” sorriso?

Como já referi, nenhum dos animais que habitam no Monte Selvagem foi retirado do seu habitat natural e a grande maioria já nasceu aqui! Temos animais excedentes de outros parques, animais confiscados pelas nossas autoridades e encaminhados para aqui, além de termos também algumas espécies protegidas ao abrigo de programas de conservação de espécies europeus. Aqui, procuramos proporcionar a todos as condições necessárias, quer de instalações, de maneio alimentar, de higiene e de cuidados de saúde, necessários para o seu bem-estar!

São várias as histórias responsáveis pelo meu sorriso persistente! Posso referir uma história que me aconteceu recentemente: uma cria de canguru que saiu antes do tempo de dentro da bolsa da mãe, e afastou-se muito dela. Então, eu e o meu colega João Antunes, encontrámo-la já fraca entre as ervas e devolvemo-la à mãe! É inexplicável a gratidão que vi nos olhos da progenitora quando lhe fomos devolver a sua cria! São estas e muitas outras situações que me fazem esboçar este meu sorriso! Aliás, só de poder todos os dias desempenhar a minha função, passo 8 horas por dia com este sorriso!

IMG_4334.JPG

 

Qual é o teu bicho favorito no parque e porquê?

Apesar de tratar e de gostar de todos, tinha um animal em especial que amava de paixão: o Pascoal! Um camelo bactriano ou camelo asiático, que infelizmente já morreu. Era um animal que sempre que me via ou que escutava os meus passos a aproximar-me, manifestava uma alegria que me enchia de mimos como não vi em mais nenhum animal! Com a perda dele apaixonei-me, mais ainda, pela “Natalina” a nossa camela, sua companheira! Mas, gosto também muito dos crocodilos, que são hoje em dia a minha paixão! Sou fascinado pelo sorriso deles!

 

 

Queres deixar alguma mensagem aos leitores da Inês 3D?

Claro que sim! Que se lembrem de visitar o Monte Selvagem, pois além de não se arrependerem, irão certamente repetir a visita! Só com a receita da nossa bilheteira é que é possível manter este projecto de cariz educativo e ambiental, de conservação da Natureza! Gostava ainda de pedir a todos para não se esquecerem de respeitar todos os animais e plantas e de viverem, o mais possível, em harmonia com a Natureza!

Quero deixar ainda um agradecimento muito especial à direção do Monte Selvagem, que faz todos os possíveis para que possamos desenvolver todas as nossas ideias, de maneira a termos um parque cada vez melhor e também a toda a equipa do Monte Selvagem e, claro, à Inês por esta oportunidade de poder colaborar no seu blog! Um beijinho e um agradecimento especial a todos.

IMG_4422.JPG

 

Obrigada Pedro por esta conversa, foi um enorme prazer conhecer o seu "sorriso" e é sempre bom ser contagiado pela paixão que emana pelos animais e pelo planeta. A família manda abraços e até uma próxima visita.

 

Vamos ter fins de semana com feriados e ir até ao Monte Selvagem é um excelente programa familiar e que as crianças vão adorar.

Preço de família: 2 adultos e 2 crianças - €40,00 (crianças com menos de 3 anos não pagam bilhete).

 

 

logo_MS.png

 

http://www.monteselvagem.pt

 

Coordenadas GPS: 
N 38º 48’ 09,6’’
W 008º 18’ 16,4’’