Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

29
Jan17

À conversa com... "Pão com História"

IMG_9127.jpg

 

Há cerca de duas semanas recebemos no meu trabalho a visita muito especial duma padaria. Padaria essa que nos trouxe várias iguarias para comprar e para provar. Falo-vos da Padaria "Pão com História"

O “Pão com História” é uma padaria start-up social que produz e vende pão e outros produtos relacionados com um conceito gourmet, empregando jovens. Simultaneamente, tem um Clube para o desenvolvimento e acompanhamento de crianças dos 6 aos 12 anos. 

Para nos explicar este conceito de padaria e o termo Inovação Social, convidei o Hélio Freixo, responsável na padaria pela comunicação para o "À conversa com"... desta semana. Ainda para mais é um ESCSIANO como eu! Não deixem de espreitar nas redes sociais e na internet a história desta padaria que tem sempre "a mão na massa".

 

Bem-vindo Hélio e muito obrigada por esta oportunidade. Muitos parabéns pelo projeto, pelo empenho e pela dedicação. Eu já tive oportunidade de experimentar e gostei muito do pão que provei os de alfarroba, e de beterraba, bem como do pastel de nata e do croissant de alfarroba. Não sou celíaca mas sou pouco tolerante ao glúten e infelizmente não pude experimentar os outros produtos. Mas cá em casa os miúdos adoraram os pães de leite e a broa de milho.

 

Começando pela pergunta essencial, o que é que esta padaria tem de diferente das outras?

O Pão com História diferencia-se pela confeção das receitas de forma tradicional, respeitando os processos de produção mais ancestrais, pelo amor e respeito com que cada produto é confeccionado e pela criatividade dos produtos disponíveis.

WhatsApp Image 2017-01-23 at 11.45.12.jpeg

 

Porquê é que o nome é “Pão com História”?

Existe a história da associação, a Pressley Ridge. A padaria Pão com História é um capítulo em que é possível dar continuidade a esta história. Na Pressley  Ridge ajudamos pessoas e no Pão com História também. Ao ajudarmos estas pessoas, estamos não só a tentar melhorar a sua vida, como a reescrever a sua história. Há aqui um elemento em comum muito forte. E é aqui que entram as histórias, tanto da associação e da padaria, como de todas as pessoas que as constituem. De todo este envolvimento e por todo o processo que decorre nos bastidores, antes mesmo de o pão chegar às mãos de um cliente, surge o nome Pão com História.

 

IMG_0419.jpg

 

A padaria tem o apoio e suporte da Pressley Ridge, uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos. A Pressley Ridge foi fundamental para a "cozedura" da padaria “Pão com História”?

Sem dúvida que sim, até porque uma não existia sem a outra. O Pão com História é um negócio social Pressley Ridge e isso faz toda a diferença. Há muito mais em comum do que a própria missão social que inspira ambas.

 

15320319_1369509359756401_1083536862_n.jpg

 

Como é que uma padaria pode transformar a vida de todos aqueles que se tornam personagens da sua narrativa?

Os aprendizes que trabalham diretamente connosco têm um impacto direto e grande nas suas vidas, logo pelas aprendizagens que podem fazer, pela oportunidade que é criada e pela sua integração no mercado de trabalho, algo que lhes estava em falta anteriormente. As crianças do clube também criam vínculos com o espaço e, por norma, pedem aos pais para regressar.  Habitualmente tornam-se clientes. Os clientes raramente vêm apenas para comprar pão. Por norma sentem que há algo maior a acontecer naquele espaço, sentem uma ligação com ele e muitas vezes até aparecem para saber como vão as coisas. É difícil ficar indiferente a uma história destas!

 

15401477_1369508929756444_1358014408_n.jpg

 

Abriram portas há cerca de dois meses e qual o balanço até agora? O que aprenderam?

O balanço para já é bastante positivo. As pessoas estão a adorar o conceito e a aderir bem.

Aprendemos que é preciso muito amor e paciência para levar um projeto como este para a frente e, sobretudo, confiar na equipa.

 

WhatsApp Image 2017-01-23 at 11.44.31.jpeg

 

Que outros serviços vocês oferecem para além de vender pão na padaria no Estoril?

Recebemos aprendizes, provenientes de contextos vulneráveis, que integramos em formações nas diferentes áreas da padaria e, posteriormente, integramos no mercado de trabalho. Em paralelo, temos o clube das crianças, onde trabalhamos com crianças dos 6 aos 12 anos do concelho de Cascais, de forma a estimular as aprendizagens e a combater o abandono e absentismo escolar.

 

A padaria pode ir ter com os clientes, sejam eles pessoais ou empresas? Se sim, como operacionalizar esse serviço?

Sim. A padaria pode marcar presença em eventos de pessoas/empresas interessadas, como já tem acontecido. Da mesma forma, também poderá fazer o fornecimento de catering para os mais diversos eventos, dos mais simples aos mais complexos! Para isso basta entrarem em contacto connosco, seja pessoalmente, para o mail ou para o telefone.

 

Qual é o vosso pão best seller?

O Pão de Tomate e Oregãos, tanto para miúdos como para graúdos!

 

O processo de fabrico do pão é tradicional e por assim dizer mais saudável. Onde foram buscar essa inspiração e quem vos ajudou a encontrarem as receitas para cada produto que têm?

Os nossos padeiros já tinham por princípio respeitar os processos tradicionais e isso foi um fator determinante para a sua integração no projeto.

A equipa trabalhou em conjunto e analisou os diversos produtos biológicos e a conjugação com as diferentes farinhas, o que resultou nas receitas que atualmente utilizamos. Isto leva a que todas as receitas sejam originais do Pão com História.

 

 

Querem deixar uma mensagem aos leitores da Inês3D?

Vir ao Pão com História é por si só uma experiência única! Para além de poderem conhecer toda a fantástica equipa que faz todos os dias esta missão acontecer, os leitores poderão também levar para casa alguns produtos que dificilmente encontrarão noutros lugares.

 

 

Ficam aqui os contatos deste projeto emocionante, inspirador e cativante. Não deixem de conhecer, seja ir até à padaria ou convidar a padaria a ir ter convosco.

 

https://www.paocomhistoria.com

https://www.facebook.com/paocomhistoria