Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

25
Out16

À conversa com... Tatiana Dominguez

Para o “À conversa com...” desta semana convidei uma especialista em pré e pós parto. Uma mulher inspiradora que co-gere um dos negócios – custa-me chamar-lhe assim – em que a “receita” mais valorizada é o amor, o apego, a parentalidade, as relações humanas, o vínculo afetivo e tudo isto sem açúcar e sem trigo! Tenho a honra de vos apresentar uma pessoa muito especial na minha vida e não só na minha, mas também da minha família apresento-vos a Tatiana Dominguez.


Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana, após terminar a sua licenciatura surgiu-lhe uma paixão muito especial por grávidas, pelo estado em si, as diversas alterações (corpo, estado de espírito) e as necessidades especificas no pré e no pós parto. Ao longo dos anos foi procurando especializar-se o mais possível na prescrição de exercício na gravidez e no pós parto. Em 2007 decide ingressar pelo mundo do empreendedorismo e decide abrir o Centro Pré e Pós Parto em Lisboa com o objectivo de acompanhar toda a gravidez e a recuperação pós-parto de “casais grávidos”.

Foi na minha segunda gravidez, do Duarte (segundo D), que conheci a Tatiana e toda a equipa fantástica (TODOS) por detrás deste espaço único, útil e inesquecível, desta fase de vida. Inscrevemos-nos no curso de pré-parto (apesar de ser a minha segunda gravidez, era a primeira do Carlos) e confesso que achei imensa piada recordar e relatar alguma da minha experiência duma primeira gravidez à restante turma, de termos os dois enquanto casal aquele momento ao final do dia dedicado a nosso novo “projeto”, ainda enriqueci e ganhei conhecimento e ouvi outros pontos de vista. Foi uma experiência única e desfrutei-a da melhor forma. Senti-me mais confiante, mais apta e mais tranquila para o momento do parto.
Regressei ao Centro para o Pós-parto do Duarte e dois anos e meio depois do Diogo, para recuperar a forma física, para aprender nos workshops promovidos pelo Centro, conhecer e privar com outras mulheres que estavam na mesma situação que eu e para passar o tempo da licença de maternidade focada na minha saúde, no meu bem estar e sem dúvida alguma a pensar nos meus filhos e no bem que o CPPP promove à família.

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Pré e Pós Parto foi eleito o melhor Serviço de pré e pós parto em Portugal, pelo Pumpkin Awards 2016.

Nestes últimos 9 anos, o número de grávidas, de casais, de recém-nascidos, de avós, de irmãos, de sorrisos e de saúde que entrou e saiu deste centro é sem dúvida o melhor reflexo que este negócio é feito por pessoas para pessoas e sempre com a saúde, o bem estar e o amor em primeiro plano.

 

107.jpg

 

Tatiana bem vinda a este meu cantinho, muita honra de te ter aqui comigo hoje, ainda para mais nesta vertente de entrevistada quando muitas vezes és tu que nos “questionas” e que nos desafias no Centro. Vamos lá começar?!


Em primeiro lugar, peço-te que expliques, para quem não sabe, o que é o Centro Pré e Pós parto?


Tatiana: O Centro Pré e Pós Parto é acima de tudo um espaço para a família. Fazemos o acompanhamento de casais na Preparação para o Parto e na Recuperação Pós Parto com o intuito de os ajudar a "desfrutar deste momento único" que é a chegada de um bebé. Aliás, é esse o nosso lema e missão! 
Temos vários serviços de Preparação para o Parto, nomeadamente Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade, exercício Pré Parto, bem como serviços dedicados à Recuperação Pós Parto, nomeadamente aulas de Recuperação Pós Parto. Como trabalhamos de uma forma multidisciplinar, trabalhamos igualmente várias áreas Clínicas, tais como a Pediatria, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem. 
Acima de tudo, a nossa principal característica prende-se com com o acompanhamento individualizado que tentamos dar a cada caso em temas como a amamentação ou com outros desafios que possam surgir.

 

O mundo ao qual te dedicas – onde entra o momento da gravidez, do parto, do pós parto, da amamentação – são todos temas muito femininos ou achas que neste “mundo" os homens também têm um papel muito importante?

Tatiana: Claro que o homem tem um papel importante. Aliás, o Centro é gerido por um homem. No Centro temos sempre uma grande presença do acompanhante nos Cursos (que não é necessariamente um homem). Acima de tudo é importante a grávida ter uma boa rede de apoio, e sentir que as pessoas que lhe estão mais próximas estão informadas e têm as mesmas intenções relativamente à gravidez, ao parto e pós parto. É uma das questões que mais trabalhamos; ou seja, incentivar o casal a definir muito bem as suas intenções enquanto pais para cada etapa da gravidez e pós parto. É um trabalho muito gratificante sem dúvida. 
Quanto o comecei a trabalhar no Centro, há 10 anos, uma das questões que nos surgiu de forma muito espontânea era a presença do Pai nos Cursos. Por norma, os Cursos antigamente eram para a mãe, e o pai "podia" vir a uma sessão que era mais dedicada ao papel do pai. No Centro desde sempre que trabalhamos todas as questões da Parentalidade na óptica do casal. 

 

20160818_113646.jpg

 

Vê-se no teu rosto sorridente e exigente que amas aquilo que fazes. Cada gota de suor (nas aulas de treino), cada palavra de partilha (nos workshops) e cada “bem-vinda” dito sempre que alguém novo se inscreve… Se não trabalhasses nesta área o que que querias ter sido profissionalmente?
Tatiana: Sem ser isto? Nunca me imaginei a fazer qualquer outra coisa que não isto! Não consigo estar muito tempo longe das mães e dos bebés. É uma energia tão boa! Não sentiste isso quando passaste pelo Centro? Como dizia Confúsio, "Escolhe um trabalho que amas, e nunca vais ter que trabalhar um único dia da tua vida”.

 

117.jpg

 

Quais os conselhos básicos que darias para uma Mulher que queira engravidar, uma que esteja em pré-parto, uma em pós parto e a uma a amamentar?
Tatiana: Julgo que qualquer pessoa pode dar um conjunto de conselhos úteis, mas só cada mãe e bebé, só cada família podem encontrar o seu caminho. Certamente que todas estão a viver momentos especiais e devem aproveitar e desfrutar desses momentos ao máximo. Devem-se colocar em primeiro lugar a cuidar delas através de exercício e de uma boa alimentação. É igualmente importante relembrar que em todas estas etapas existem desafios e que nem tudo é cor-de-rosa e azul-bebé. Procurem uma boa rede de apoio e se quiserem, venham o Centro Pré e Pós Parto ter connosco.
Até lá, acho que devem viver a sua gravidez e pensar e falar muito com o bebé que já existe na barriga da mãe e procura acima de tudo conectar-se e ligar-se com a mãe. Por vezes esquecemo-nos que o bebé já existe muito antes de nascer! Depois dele nascer o contacto é físico! Conseguimos ver, sentir e cheirar o bebé. E, é isso mesmo que recomendo a todas as mães que façam. Como mamíferos que somos, é a melhor forma de conhecermos o nosso bebé! É um momento para nos desligarmos de tudo o que nos possa fazer desconectar do nosso bebé. Muitas "dicas", muitos "palpites" que nos podem tirar o foco ou deixar-nos inseguras. Nesse sentido, a única coisa que posso recomendar é que se aninhem com os vossos bebés para os sentir e conhecer cada vez melhor.

12832305_1016353241792695_6519929403560784349_n (1

 

Neste momento está a decorrer o Desafio 28 dias CPPP. Queres explicar, a quem não conhece, de que se trata este desafio? qual o historial no CPPP? e quais os resultados e taxas de sucesso já adquiridos até ao momento?
Tatiana: O Desafio foi uma iniciativa que neste momento já tem vida própria. Nunca imaginamos a dimensão que este desafio iria ganhar. Basicamente, o objectivo é muito simples (talvez dai o sucesso); 28 dias sem açúcar, sem farinhas e cereais refinados e sem adoçantes artificiais. Estes são alimentos que estão constantemente presentes nas nossas dietas e quando os tiramos os resultados são verdadeiramente fantásticos. Perdemos peso e volume, temos mais energia e acima de tudo sentimo-nos melhor. São 28 dias que verdadeiramente mudam a nossa forma de vermos a nossa nutrição e a forma como comemos. Por norma quem está no desafio está igualmente nas aulas de recuperação Pós Parto, ou exercício na gravidez, por isso os resultados são ainda mais evidentes. O desafio é acompanhado pela nossa equipa de exercício e pela nossa Nutricionista (Andreia Revez - que já aqui falou no Blog). 
É muito giro, porque conforme vamos tendo mais edições do Desafio o número de participantes vai aumentando. Não são apenas clientes, mas familiares amigos etc. Como temos um grupo de Facebook exclusivo a clientes do Centro, existe imensa partilha de fotos receitas etc. É fantástico o entusiasmo com que as pessoas se entregam a mudarem o seu estilo de vida para serem mais saudáveis. Estou literalmente a acompanhar grandes mudanças nas vidas das pessoas!

 

12829000_1076745272367062_4834278962958700355_o.jp

 

O CPPP é um negócio de família. Para a tua, que trabalham também no centro, mas para todas as mães, bebés, pais e irmãos que já lá andaram. O centro é para ti quase como “Um filho, um livro e uma árvore”, destes três incluiria o CPPP na expressão ou substituis um deles?

Tatiana: O Centro acima de tudo faz parte da minha vida. Não consigo imaginar a minha vida sem o Centro. Como não consigo ver o Centro como um "trabalho", é algo que me preenche dia após dia. Todos os dias uma mãe, um bebé, um pai, um colega me ensina algo. É esta constante aprendizagem que me deixa tão grata por tudo aquilo que faço. Felizmente o Centro permite-me fazer tudo isto. 
A escolher, talvez uma árvore, porque está sempre a crescer a à procura de nova luz!
Ajuda o facto de parte da minha família trabalhar comigo e sentir o mesmo que eu sinto. É curioso, mas muitas vezes falamos do Centro como se fosse mais um elemento com vida própria; que tem que ser amado, cuidado e ouvido. Afinal de contas, não é assim que construímos relações com quem mais amamos? 
O CPPP é um lugar mágico, onde cada momento é desfrutado ao máximo pelas pessoas que por lá passam (e não são poucas). Para mim, o Centro, Vocês, a equipa, o espaço, o bar, os desafios é tudo muito especial.

 

Tal como sei, e sei por amigas que para muitas mais pessoas também o é especial. Existe alguma historia que te tenha tocado nestes últimos anos e que queiras partilhar?
Tatiana: Na verdade existem várias, mas o Centro em si tem uma história muito linda para contar. O Centro era um sonho que se materializou numa pequena sala de 3 x 3. Que teve uma infância linda e foi muito amado por todos os que por aqui passaram e com esse amor chegou onde está hoje. Continua a ser muito amado e querido por todos, e por vezes vai dando as habituais dores de cabeça que nos desafiam a crescer e aprender mais. É sempre bonito quando voltamos a receber pais de segundo e terceiro filho que regressam ao Centro, que é a sua casa durante a gravidez e pós parto. 

 

DSC01484.JPG

 

Queres deixar uma mensagem para quem nos está a “ler”?


Tatiana: Vou deixar uma mensagem em nome do Centro a todas as grávidas, a todas as mamãs e papás!  "Desfrutem deste momento único!" 

 

 

1 comentário

Comentar post