Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

24
Set16

Receita # A tão desejada Granola caseira

O Diogo já dorme e o Duarte está quase e agora sim consegui sentar-me e escrever a receita de Granola caseira. Já recebi muitos pedidos vossos para partilhar a granola que faço cá em casa, hoje arranjei um tempinho e aqui está como se faz.

Eu amo Granola,  seja misturada com iogurte ou com leite vegetal, com açai, smoothie bowl, mozzarela... sei lá acho que consigo pôr granola em tudo. Até na salada!!!

Nunca tive muita vontade de pagar o balúrdio que se pede nas lojas por este produto, Acho muito, apesar de entender o preço. E além disso nunca sabemos mesmo como são feitas e a quantidade de açúcar é um exagero.

Assim começei a fazer granola em casa. Confesso que já fiz imensas experiências, e sempre que faço ficam cada vez melhores. É cada vez mais simples, rápido e fica mais deliciosa que qualquer outra. Além de que fica um cheiro maravilhoso cá em casa.

A granola tem vitaminas, minerais, fibra e outros nutrientes essenciais para o nosso bem-estar. Aporta-nos energia, ajuda na boa digestão e fica sempre bem nas fotografias.

Os 3 D´s cá em casa adoram e o Pai também.

Ingredientes:

  • 1 + 1/2 caneca de flocos de aveia;
  • 1 taça com sementes de linhaça e abóbora;
  • 1 taça nozes pecan (compradas no mercado da ribeira na banca dos frutos secos);
  • 1 taça de caju;
  • 1 taça de nozes;
  • 1 taça coco ralado;
  • 3 colheres de sobremesa de agave ou mel;
  • 2 colheres sobremesa óleo de coco (Puro Sumo);
  • Canela;
  • 1 chávena café bagas goji (comprei a granel na Miosótis);
  • 1 chávena café pepitas cacau cru biológico (Puro Sumo);
  • 1 chávena de morangos semi desidratados (comprados no mercado da ribeira na banca dos frutos secos);
  • 1 chávena café sultanas douradas;

nota: tirei foto aos ingredientes para perceberem as medidas / taça e caneca. Esta semana vou comprar copos e colheres medida, depois mostro-vos.

Primeiro que tudo, é tirar uma fotografia a estes ingredientes preparados para serem misturados... Ligar o forno. Numa tigela colocar os flocos de aveia e num púcaro misturar o mel ou agave e o óleo de coco. Levar o lume baixinho e pouco tempo, apenas para misturarem. Canela no fim. Depois deste xarope feito, entornar na aveia e misturar muito bem. Reservar. Na Yami, robot ou bimby colocar os frutos secos e moer um pouco mas sem ficar em pó, apenas para se misturarem e ficarem mais pequenos (eu gosto assim!!). De seguida, juntar este preparado à aveia e misturar muito bem. Espalhar no tabuleiro e levar ao forno. Entretanto preparar o topping que não vai ao forno - bagas goji, pepitas cacau cru, morangos e sultanas. Coloquei na Yami e moí um pouco, não é para desfazer ou triturar, mas sim para o ingredientes se juntarem, tal como os frutos secos. Ir mexendo a granola que está no forno, com uma colher de pau ou garfo. O que interessa é mexer para não queimar e para ficar solta. Passados 40 minutos com forno a 180º (o meu forno), retirar o tabuleiro do forno. Juntar o topping, envolver e deixar arrefecer. Depois de fria colocar em frascos de vidro, hermeticamente fechados. Dura 1 semana. 

Muito importante são os ingredientes. Vale mesmo a pena comprar em sitios de confiança e de preferência biológicos. Adorei ir ao mercado da ribeira comprar os morangos e as nozes pecan. Os restantes ingredientes já cá tinha. 

Espero que gostem e que experimentem! 

Depois contem como ficou!!!

 

 

2 comentários

Comentar post