Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

14
Set16

Receita # As "Dragon Ball", trufas de energia

Eu tenho o orgulho de trabalhar numa equipa, num negócio, numa marca que fomenta, organiza e suporta a Diversidade e Inclusão. E isto não é apenas "diz que disse" ou um nice to have da empresa, é mesmo real, transparente e efetivo. Hoje organizámos o 2º pequeno almoço Diversidade e Inclusão, deste semestre, e tivémos como convidadas a Carla Calado da Fundação Aga Khan e Carla Martingo do Alto Comissariado para as Migrações. Durante uma hora, conversámos, esclarecemos dúvidas, e ficámos a conhecer os projetos de ambas. Foi muito positivo, inclusivo, e intercultural. Aprendemos novos conceitos, e o grupo presente de vinte colegas partilhou experiências e ganhou muito, sem dúvida alguma, com esta iniciativa.

Como sou uma das pessoas cooperantes na organização destes encontros, vi neste pequeno-almoço uma oportunidade em oferecer aos meus colegas um "mimo" e dar a oportunidade de me desafiar a criar e produzir "algo" interessante, na linha do que pretendo incutir na alimentação dos meus colegas, com um sabor super saboroso e saudável. Posto isto, ofereci-me para trazer como complemento ao pequeno almoço uma "companhia" para o café. E foi aceite!!!

Pesquisei, nos meus livros e na internet a inspiração necessária, e decidi os ingredientes.Ontem fui comprar o que precisava para fazer trufas energéticas. Compras feitas no Celeiro do Colombo e no Continente.

Aqui ficam as receitas para fazer as Trufas energéticas ou "Dragon Ball" como as decidi chamar em nome dos 3 D´s e também pela carga de energia que elas aportam.

IMG_0240.JPG

 

"Dragon Ball" de Cenoura e Coco 

Ingredientes:

  • 1 chávena de nozes (uso sempre a mesma caneca, é a minha medida standard);
  • 3 cenouras biológicas raladas (grandes);
  • 2 colheres de sopa de agave (pode ser mel);
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1/2 colher de chá de canela em pó;
  • 1 caneca de coco para polvilhar as trufas (usei o da Puro Sumo);

Preparação
Para esta receita usei a Yami (podem usar Bimby ou qualquer processador de alimentos). Primeiro passo, é triturar as nozes, depois juntar as cenouras raladas e triturar mais um pouco até que estes ingredientes estejam unidos numa pasta grossa. Convém ir envolvendo a mistura com espátula para aproveitar todos os bocadinhos. Depois juntam-se os restantes ingredientes, menos o coco ralado. Aqui é importante triturar até obter uma massa homogénea. Para formar as trufas, o truque é humedecer as mãos em água, para conseguir formar bolinhas. Feita a bolinha passa-se, uniformemente, pelo coco ralado. Colocar num recipiente de vidro (tapar) e vai para o frigorífico se for para comer no dia seguinte. Se for para o próprio dia,  devem-se colocar no congelador durante, pelo menos, 2 horas. Retirar do congelador 10 minutos antes de servir. Esta quantidade faz 15 bolinhas.

 

Receita de Trufas Cruas de cacau e tâmaras

Ingredientes:

  • 20 Tâmaras medjool (comprei no Celeiro);
  • 2 colheres sopa de cacau cru em pó;
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas (usei da Naturefoods);
  • 1 caneca de Cajus (neutros sem sal que comprei no Continente);
  • 1 caneca de Coco ralado (da Puro Sumo);
  • Bagas goji biológicas;

Preparação

Primeiro de tudo, retirar o caroço às tâmaras e não cair na tentação de as comer :)

Colocar as tâmaras na Yami ou processador de alimentos, o cacau e a pasta de amêndoas. Triturar na velocidade máxima até obter uma pasta homogéna. Retirar a mistura para um prato (aproveitar todos os bocadinhos). Colocar os cajus e as bagas goji na Yami. Triturar e de seguida colocar a mistura do cacau e das tâmaras de novo na Yami para envolver os novos sabores. Fica assim feita a pasta para fazer as Trufas.

Para formar as trufas, o truque é humedecer as mãos em água, para conseguir formar bolinhas. Feita a bolinha passa-se, uniformemente, pelo coco ralado. Colocar num recipiente de vidro (tapar) e vai para o frigorifico se for para comer no dia seguinte. Se for para o próprio dia devem-se colocar no congelador durante, pelo menos, 2 horas. Retirar do congelador 10 minutos antes de servir. Esta quantidade faz 25 trufas.

 

 

Estas trufas são raw food, gluten free, sugar free, vegan e lactose free.

Hoje explico-vos o que é raw food. Esta é uma forma de alimentação baseada em alimentos de origem vegetal, não processados ou cozinhados acima de 42º. Desta forma, são preservadas todas as enzimas que ajudam a sua própria digestão e outros processos metabólicos que resultam na produção de energia e desintoxicação do organismo.

A tradução do termo raw food ou raw vegan food é Alimentação Vegetariana Crua. Também é conhecida como alimentação crudivegana, viva ou crudivorísmo. Isto quer dizer que é cru ou não cozinhado e vegan, pois não utiliza qualquer produto animal ou de origem animal.

É uma alimentação baseada em alimentos de origem biológica, ricos em vitaminas, minerais, enzimas e fitonutrientes como: legumes, hortaliças, frutas, germinados de grãos, sementes e frutos secos. Mediante os ingredientes disponíveis, podes sempre fazer as melhores escolhas. Este é um novo conceito de comida energética, preparada de forma cuidadosa e ao estilo gourmet para que possamos usufruir de uma alimentação mais saudável e ao mesmo tempo saborosa. Nada de comer apenas cenouras cruas, palitos de aipo ou tomate cherry!!

2 comentários

Comentar post