Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

28
Set16

Receita # Como cozinhar cereais - Arroz Integral

Quando começei a cortar com os hidratos de carbono quis substituir por algo, que não fosse Legumes ou Salada. Não, que não coma toneladas destes dois, mas porque já tinha ouvido falar de cereais como: Quinoa, Trigo Sarraceno e Arroz Integral. O primeiro que experimentei foi o arroz integral e as primeiras vezes que fiz, ficou horrível - cru, sem sabor, sabor a mofo... Enfim, muito desagradável. Até que mudei a marca e o tempo de cozedura. E aí tudo correu bem!

A marca que estava a consumir era a marca branca do Pingo Doce e posso dizer-vos que é bastante mau. Agora compro a granel ou embalagem da Nature Foods nas lojas Celeiro. 

Arroz Integral - Para 4 pessoas

  • 1 caneca de arroz integral;
  • Sumo de 1/2 lima;
  • 1 colher de chá de molho de soja;
  • Sal;
  • Azeite para refogar;
  • 1/2 cebola;
  • 3 Canecas de água morna;

Faço o arroz integral como fazia o arroz branco. Coloco numa caçarola azeite para refogar e a cebola. Deixo alourar. Coloco o arroz integral e vou mexendo até ficar dourado. Junto as 3 canecas de água morna, o sal, o sumo de lima e a colher de chá do molho de soja (opcional). Durante os primeiros 5 minutos deixar ferver e ir sempre mexendo. Quando levanta fervura, baixar o lume, colocar a tampa e deixar cozer. Sempre mexer e ir provando o arroz, se a água desaparecer colocar mais água. Este arroz demora sempre mais tempo que o branco, em média 45 minutos. 

Lá em casa já todos gostam e por exemplo às vezes o que faço é arroz integral árabe. 

Arroz integral Árabe - Para 4 pessoas

  • 1/2 Caneca de sultanas;
  • 1/2 caneca de Amêndoas;
  • 1/2 Caneca de Pinhões;
  • 1 cebola vermelha para refogar;
  • Azeite;

Numa frigideira ou wok colocar o azeite e a cebola deixar refogar. Cebola dourada e colocar os restantes ingredintes. Alourar. 

Juntar ao Arroz Integral e servir à mesa!!!! Bom proveito.

 

As diferenças entre o Arroz Branco e o Arroz Integral?

O Arroz Branco é o tipo de arroz mais consumido no Mundo. Este arroz passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada.

O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento altera a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína.

O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais. 

O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer uma cozedura mais longa.

O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura “boa” (benéfica à saúde). A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro. 

Vão continuar a comprar Arroz Branco?

Sim, o arroz integral é mais caro. Mas vale a pena. Depois também há arroz integral BIO mas esse já ronda os €3,00, o normal custa €1,35.

Depois contem-me como correu! 

arroz integral.jpg

 

 

 

9 comentários

Comentar post