Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

31
Out16

O Feriado 1 de novembro

Feriado 1 de Novembro, graças a Deus! Ou melhor dizendo, graças a todos os Santos.

Amanhã é dia de celebração de todos os santos e mártires católicos cristãos. O Dia dos Fiéis Defuntos é a 2 de Novembro mas, por questões de ordem prática, passou-se a usar o 1 de Novembro para recordar os que já partiram. 

Em Portugal no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.

 

ppd_celeste_laus_0001.jpg

 

É também costume em algumas regiões de portugal os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços amêndoas, ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. Em algumas povoações da zona centro e estremadura chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’. Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes.

Este ano, este feriado civil volta a ser folga nacional, depois de ter estado suspenso por acordo entre a Igreja e a República Portuguesa.

 

Por outro lado, hoje à noite, o Halloween ou Dia das Bruxas, entra pelas nossas casas, não há como dar a volta, seja pelos nossos filhos que querem mostrar o verdadeiro "monstrinho" que existe dentro deles, seja na televisão, redes sociais ou mesmo os filhos dos vizinhos que nos tocam à porta a pedir "Doces ou Travessura".

halloween-02.jpg

 

Esta é uma celebração que tem vindo a ganhar cada vez mais fanáticos, que aproveitam esta noite para se vestir a rigor, frequentar festas da moda e assustar os demais que não entram nestas festividades. Acendem-se velas como culto aos mortos, decoram-se as casas com abóboras sorridentes. Em muitos sítios como é o caso lá de casa, esta é sem dúvida, uma data que nos passa ao lado. A menos que tivéssemos uma festa ou encontro de amigos e aí sim investíamos na família mascarada a rigor.

 

Como me passa ao lado, prefiro vestir-me a preceito mas tendo em conta a estação do ano e aquilo que gosto e é o meu estilo.  Aqui fica a minha sugestão para amanhã - feriado nacional!

 

Picture1.jpg