Receita # Húmus
Esta receita que vos apresento hoje, tem acima de tudo um nome estranho mas assim que se prova, e que se gosta nunca mais se larga. Hoje deixo-vos a receita do Húmus. Esta pasta cremosa de vegetais é tão flexível que pode ser comida ao pequeno-almoço, ao lanche e em qualquer almoço ou jantar. É um snack, petisco ou acompanhamento, e pode ser feito com muitos ingredientes. Aqui a imaginação ajuda e "mãos à obra".
O nome "oficial" do húmus é hummus que em hebraico significa “grão-de-bico”, é um prato típico da culinária de Israel, feito a base de grão de bico cozido, triturado e temperado. É rico em proteínas, ferro e fibras, popularmente é servido com pão pita. Normalmente é servido quente (eu não gosto) com tahini (pasta de sementes de sésamo) e paprika. Eu como sempre frio e como acompanhamento de refeição ou como entrada e servido com palitos de vegetais (crudités ou Dips) tais como: aipo, cenoura, pepino, courgete, ou fruta como maçã e pêra
Ingredientes para Húmus tradicional:
- 1/2 frasco de vidro de grão de bico cozido;
- Sumo de 1/2 lima;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres sopa de azeite;
- Pitada de sal;
- Colher de chá cominhos em pó;
- 2 colheres de sopa de água;
Modo de preparação:
Colocar todos os ingredientes na liquidificadora ou processador de alimentos, durante 1 minuto. Retifique os temperos.
Colocar um fio de azeite virgem extra, salpicar com sementes de cânhamo da Iswari ou sementes de abóbora. Dispor os palitos de forma colorida no prato e está pronto a comer.
Para variar e dado que é um prato super versátil, podemos adicionar outro vegetal ou fruta e tornar o húmus de outro sabor. Por exemplo, beterraba, aipo, espinafres, bróculos, couve flor ou mesmo fruta, como por exemplo, maçã, pêra ou outra sugestão que vos possa surgir. Partilhem as fotos #DesafioInês3D, pode ser?