Receita # Leite de origem vegetal feito em casa
Durante muitos anos comprei nos locais habituais as bebidas vegetais e cada vez que dava €2,40 por cada pacote ficava sempre a pensar se não conseguia fazer em casa.
E com alguma preserverança e curiosidade começei a fazer em casa as minhas bebidas vegetais. É bastante mais simples do que se possa pensar e garanto que o sabor é ótimo.
Começei por bebida de coco, depois leite aveia e hoje leite de caju e castanha do pará.
O leite de aveia é bastante simples, rápido e menos dispendioso. Ideal para quem tiver alergia às oleaginosas. É bom e doce. O de coco também é fácil mas aqui é indispensável o coco ralado ser biológico e saboroso. Eu uso o da Puro Sumo, em que basta abrir a embalagem e sentir o cheiro do coco. O de caju e castanha do pará é mais elaborado, mais caro mas ficou delicioso, super cremoso e com aroma muito doce.
Qualquer um deles aguenta cinco dias no frigorífico, mas tem de ser colocar num recipiente hermético; eu uso os frascos de vidro do grão e feijão. Reciclar também faz parte e ajuda o ambiente. Os ingredientes separam-se durante o período de armazenamento, por isso agitar sempre a garrafa antes de servir.
Receita de Leite de Aveia - Para 1 litro:
- 1 Caneca de flocos de aveia;
- opcional: 1 a 2 colheres de agave
- Colocar os flocos de aveia de molho em água fria durante cerca de 30 minutos. Lavar e escorrer, pós os 30 minutos, de seguida colocar numa liquidificadora com 3 canecas de água fresca. Bater até alcançar uma consistência homogénea. Passar a mistura por um passador fino, e ir mexendo com uma colher. Se sobrar aveia no passador voltar a colocar na liquidificadora e água e bater de novo. Assim aproveitamos tudo. Se sobrar aveia, por exemplo, preparar uns oats e assim nada se perde. Colocar nos frascos de vidro e frigorífico.
Receita de Leite de Coco - Para 1 litro:
- 1 chávena de coco ralado (usei o da Puro Sumo);
3 chávenas de água morna.
Colocar os ingredientes na liquidificadora e bater muito bem. Passar por um passador fino. Se sobrar polpa voltar a colocar no copo, água e bater de novo. Para adoçar e como sugerido pela Mafalda Pinto Leite adicionei pitada de baunilha e 2 Tâmaras Medjool. Colocar nos frascos de vidro e frigorifíco.
Receita de Leite de Caju e Castanhas do Pará - Para 1 litro:
- 1 caneca de cajus sem sal;
- 1 caneca de castanhas do Pará;
- 1/ 2 caneca de flocos de aveia;
- 2 tâmaras Medjool;
- 1 litro de água.
- Colocar a água e a aveia no lume e deixar ferver. Colocar os cajus e castanhas na liquificadora. Depois da aveia fervida, deixar esfriar. Colocar no copo misturando com os frutos secos, juntar as tâmaras. Bater até ficar um creme homogéneo. Passar por um passador fino. Se sobrar polpa voltar a colocar no copo, água e bater de novo. Colocar nos frascos de vidro e frigorifíco.
Estas bebidas de origem vegetal são ideais para preparar smoothies, tigelas com granola, panquecas, cacau quente ou simplesmente copo simples. E desta forma, poupam, consomem preparados feitos por vocês e os miúdos vão adorar. Para mim este leite vegetal é substituto de leite de vaca, pois sou intolerante à latose. Não consumo leite de vaca há mais de 20 anos e não me faz falta nenhuma.
Experimentem estas bebidas de origem vegetal e depois partilhem. Podem subsituir os frutos secos por outros, por exemplo, falta-me fazer o de amêndoa.