Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

02
Dez16

Receita # Brownies de batata doce e amêndoa

image.jpeg

 

Na semana passada trouxeram-me um saco  com a melhor batata doce de Portugal, que é a de Aljezur. Foi sem dúvida o pretexto ideal para experimentar uma receita que me tinha saído menos bem numa primeira vez. Foi este o mote para me empenhar para que desta vez me saísse na perfeição!

A receita é inspirada no livro da Ella Woodward o “Deliciously Ella”, e segundo ela conta esta é uma das receitas mais confeccionadas e partilhadas nas redes sociais pelos seus mais de 1M de followers. Eu cá fiquei super feliz pois quando publiquei a foto da iguaria, tive direito a um like do “Deliciously Ella” – proud moment!

A receita que fiz foi a de brownies de batata doce e amêndoa e posso garantir-vos que ficou mesmo uma delícia.

 

Ingredientes:

2 batatas doces pequenas (500g)

15 tâmaras medjool sem caroço
100g de farinha de arroz ou trigo sarraceno
1 caneca de amêndoa
4 colheres de sopa de cacau
3 colheres de sopa de agave

1 pitada de sal
1 colher de óleo de coco

 

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cozer as duas batatas doce partidas aos bocados até ficarem quase desfeitas.

Escorrer as batatas e colocar na Yami ou tritutadora com as tâmaras e programar 20seg na velocidade 5. Atenção que a massa pode ficar colada ao copo, se isso acontecer, abrir e ajudar com a espátula, voltar a juntar e triturar. Juntar todos os restantes ingredientes e misturar bem com a ajuda da espátula e programar 40seg/vel4, mais um avez atenção se o creme ficar colado no copo. Abrir, ajudar com a espátula e voltar a triturar. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar papel vegetal e espalhar a mistura e levar ao forno cerca de 20 a 30 minutos.

Depois de retirar do forno deixe arrefecer (muito importante para que a massa solidifique), cortar em quadrados e polvilhe com cacau em pó ou outro topping à escolha. Desfrutem!!!!

 

Princípios ativos, propriedades e vantagens deste alimento:

A batata doce é fonte de betacaroteno e de outros carotenoides que lhe dão a cor laranja do seu interior.

Contém vitamina C, com ação antialérgica e estimulante imunitario. É composto também por vitamina B, com ação sobre o sistema nervoso. Contém também triptofano, um percursor da serotonina que aumenta o bom humor.

Tem também postássio, com uma ação drenora e hipotensora. Além disso, a batata-doce é rica em vários minerais antioxidantes e polifenois como antocianinas roxas ou ácidos fenólicos com ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.

fonte: sapolifestyle