Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

16
Out16

Receita # Legumes no forno

Hoje celebra-se em todo o mundo o dia Mundial da Alimentação.

Este dia, criado pela ONU, pretende alertar  para os problemas relacionados com a fome, ainda existente em vários países no mundo. Mas este dia alerta-nos também para uma outra grande questão: a alimentação incorrecta. Um dia ouvimos dizer que isto faz bem, no dia seguinte já ouvimos o contrário. E é confuso e muitas vezes tornamo-nos "fantoches" na mão de marcas que o que pretendem é vender. Juntando as contradições, as dietas das estrelas, as novas tendências... Eu opto por aquilo que eu sei que o meu corpo gosta, o que tolera, o que come com os olhos e o que aceita bem. Como é que sei isto? Através das reações que faço quando ingiro determinado produto. Por exemplo, não consumo produtos com latose (leite de vaca, iogurtes, determinados queijos) já há tantos anos que já não me lembro, deixei de consumir, pois ficava sempre que consumia estes produtos com barriga inchada, enfartamento, azia, acne e flatulência. O nosso corpo é o melhor amigo. Óbvio que sei porque leio, porque pesquiso e porque quero saber mais, que determinados produtos fazem mesmo mal à nossa saúde, por exemplo, o açúcar branco. Cá em casa não há açúcar branco, não compro, pois não consumimos. Este é um dos maiores venenos para a nossa saúde. Mãe de três filhos, com historial de cancro na família, temos de gerir o nosso melhor bem - o nosso corpo.

Espero que tenham celebrado o Dia Mundial da Alimentação tendo em conta a vossa saúde, o que gostam e o que o vosso organismo prefere.

Posto isto aqui fica a receita dos legumes no forno.

Ingredientes:

  • 2 courgettes;
  • 1 beringela;
  • 3 batatas doce laranja;
  • 3 raminhos de tomilho;
  • queijo parmeggiano ralado;
  • azeite;
  • sal qb;

Ligar o forno a 200º (180º se for ventilado). Cortar em fatias finas os legumes da lista acima. No tabuleiro do forno colocar o azeite e os legumes em fatias empilhados. Saltear com sal, o tomilho, azeite e o queijo parmerggiano ralado. Levar ao forno durante 45 minutos. Esta quantidade serve 5 (2 adultos e 3 crianças).

Aproveitei o forno estar ligado e coloquei uma beterraba laranja, comprada na horta do bairro, cortada ao meio no tabuleiro. Ficou uma delícia. Para a servir cortei em fatias finas e de tão doce que é, a que sobrou foi o meu lanche.

Experimentem e partilhem!

14721501_1713300252326569_2397650873666940752_n.jp