Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

Inês3D

Inês3D nasce da necessidade de escrever, de partilhar momentos, emoções, dicas, pensamentos... acerca de mim, da minha família e daquilo que considero relevante os outros saberem. Sem nunca ser demais, sem ser de menos...

21
Out16

Receita # papas de aveia maçã e canela

Quando as estações mudam, a nossa alimentação tende também a alterar. E isto acontece porquê?! Esta alteração sucede como em todas as mudanças e é uma necessidade que surge tendo em conta o clima. E “tiro sempre o chapéu” à natureza, pois faz sempre as coisas muito bem feitas. Ora bem, muda a estação, altera o clima, e deixam de existir os frutos, os legumes, as flores da estação anterior e florescem uma quantidade de novos sabores, de texturas e de variedades. E ao consumir produtos da época e ter a possibilidade de optar por produtos nacionais, que não estiveram sujeitos a grandes viagens e formas de conservação, por estarem no seu período, naturalmente serão mais saborosos, nutritivos e económicos.  

É altura de dizer adeus aos morangos, à melancia, aos figos, às ameixas, aos tomates, aos pepinos... apesar de algumas quintas nacionais continuarem a produzir estes produtos, a quantidade diminui e o preço aumenta. Mas é tempo de abraçar os novos prdutos da época e dar as boas-vindas à ábobora, ao xuxu, às castanhas, ao diospiro e à romã. O Outono não traz apenas os dias mais curtos, aquele friozinho, mas traz também uma quantidade de novas receitas, adequadas às necessidades que a nossa mente e corpo nos exigem.

As papas de aveia quentes são exemplo disto, ao acordar, com este tempo apetece-me algo quentinho que me aconxegue o espírito e me faça aquecer para assim abraçar o dia, não só com toda a vontade  mas também com muito sorriso para dar.

Ontem foi o que aconteceu lá em casa, pois quando pensava no que iria preparar para o pequeno-almoço, lembrei-me de uma receita ótima que experimentei o inverno passado, e que me sabe sempre muito bem. Papas de aveia quentes feitas em chá de maçã e canela da Lipton.

 

Receita # papas de aveia maçã e canela

Ingredientes:

  • 1 caneca de flocos de aveia;
  • 1 + ½ caneca de chá de maçã e canela (Lipton) feito de véspera;
  • 1 colher de chá de canela margão;
  • 1 maçã cortada em tiras;
  • 1 kiwi gold;
  • 1 embalagem puré da horta de maçã e kiwi (comprei na Horta do Bairro);

Numa panela pequena colocar o chá e misturar a aveia. Em lume brando deixar cozer, misturar a canela e passados 5 minutos desligar. Escolher uma taça bonita e deitar as papas, decorar com a maçã, o kiwi e o puré da horta.

É assim tão simples quanto maravilhoso! Esta quantidade faz 2 tigelas. Como já disse anteriormente, a aveia é ótima para o pequeno almoço lá em casa, pois é saciante, o sabor é doce e as papas de aveia nunca são aborrecidas.

IMG_1873.JPG

 

Para vos ajudar aqui fica lista dos “Produtos de Época” para os próximos tempos:

# Outubro

Fruta: Damasco, romã, framboesa, limão, pêssego, laranja, clementina, toranja, maçã, marmelo, uva.

Legumes: Feijão-verde, fava, beterraba, brócolo, couve, raiz de aipo, chicória, courgette, pepino, alho francês, alface, cogumelo, cebola, batata, abóbora, rabanete, rúcula, chalota, espinafre, cebolo, milho, agrião.

 

# Novembro

Fruta: Damasco, romã, limão, pêssego, laranja, clementina, toranja, maçã, marmelo, uva.

Legumes: Beterraba, brócolo, couve-de-bruxelas, couve de vários tipos, raiz de aipo, chicória, courgette, alho francês, alface, cogumelo, cebola, batata, abóbora, chalota, espinafre, nabo, agrião.

 

Agora que já sabem quais são os alimentos que estão na época não se esqueçam de considerá-los na sua lista de compras. Com as opções certas conseguimos não só poupar na conta do supermercado como diversificar a alimentação. Mente Sã em corpo São!!